15 setembro, 2017

Como o exercício atua no organismo do paciente com câncer?



Desde os anos 90, inúmeras pesquisas científicas sobre os efeitos da realização regular e sistematizada do exercício físico no câncer e seu tratamento foram publicadas com resultados indiscutíveis. Temos agora um sólido corpo de conhecimento que atesta o exercício como uma ferramenta de intervenção terapêutica no câncer. Logo, o profissional da área da saúde que não oferecer esta possibilidade ao seu paciente, ou está sendo omisso ou, ao menos, está mal informado. 

Para que não ocorram mais negligências e desinformações, chegamos a um momento crucial: organizar este conhecimento a fim de que todos tenham acesso a ele. Além disso, no meio de tantas publicações, é preciso criar critérios para filtrar as boas das não tão boas pesquisas, os resultados milagrosos dos reais, resumindo, a pseudociência da ciência. Para começar, devemos entender o básico: como o exercício atua no organismo do paciente com câncer. Para isso, a fim de simplificá-lo, dividi este processo em três níveis:

Leia o nosso texto “Como o exercício atua no organismo do paciente câncer” da Coluna Paciente em Forma no Portal Oncoguia para saber sobre estes níveis e como eles atuam na melhora da qualidade de vida e aumento da sobrevida no paciente com câncer.

Também estamos no Facebook (/oncofitness) e no Instagram (@oncofitness)

Boa leitura e até a próoxima...

Rodrigo Ferraz


Nenhum comentário:

Postar um comentário