20 março, 2017

Efeitos anticâncer do exercício no CA de mama - Parte I



Durante as últimas décadas, fomos expostos a inúmeros estudos que atestaram a prática de exercícios durante e após o tratamento antineoplásico quanto a sua segurança, capacidade do paciente em realizá-los e redução dos principais efeitos colaterais do câncer (CA) e de sua terapia. Como resultado, sabemos hoje que a melhora da qualidade de vida do paciente associa-se diretamente a melhora de suas aptidões físicas. 


Além destas evidências, mais recentemente, dados de estudos epidemiológicos sinalizaram que a realização de exercícios durante o tratamento também diminui os índices de recidivas e aumenta a sobrevida do paciente.  Segundo pesquisadores da Universidade de Copenhagen, este efeito anticâncer do exercício no CA de mama se dá pela regulação de fatores sistêmicos crônicos (adaptação ao treinamento de longo prazo) e agudos (após uma sessão de exercício). 

Saiba quais são estes fatores em nosso texto Efeitos anticâncer do exercício no CA de mama - Parte I na coluna Paciente em Forma do Portal Oncoguia.

Também estamos no Facebook (/oncofitness) e Instagram (@oncofitness)

Boa leitura

Rodrigo Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário