16 fevereiro, 2016

O potencial efeito anticâncer da creatina


Acaba de ser publicado no Jornal Amino Acids o premiado estudo de Pós Doutorado da Dra. Patrícia Campos-Ferraz - “Exploratory studies of the potential anti-cancer effects of creatine”. Nele, foram observadas as dinâmicas de crescimento tumoral e inflamatória em ratos suplementados com creatina.
Cabeçalho do artigo
Duas experiências foram realizadas. Experimento 1: por 40 dias, 50 ratos com tumor receberam água (PL) ou creatina (CR) e um grupo não inoculado serviu de controle. A taxa de sobrevivência e massa tumoral foram avaliadas. Experimento 2: 25 ratos com tumor receberam CR ou PL por 15 dias e foram sacrificados para análise bioquímica. Massa tumoral, atividade da creatina cinase muscular (CK), teor total de creatina, acidose, citocinas inflamatórias e a capacidade antioxidante foram analisados.

O principal achado deste estudo indica que a suplementação de creatina é capaz de retardar o crescimento do tumor (ver gráficos abaixo). Os mecanismos envolvidos que justificam o ocorrido podem ter relação com rápido restabelecimento da CK nas células tumorais, levando a atenuação da acidose, da inflamação e do estresse oxidativo encontrados no grupo CR. Estes resultados apontam para um papel da creatina como potencial agente anticâncer. Cabe salientar que estes desfechos foram obtidos em ratos, e que estudos futuros, em humanos, são necessários para melhor entendimento da ação desta substância. 

Gráficos de sobrevida e de aumento da massa tumoral (Campos-Ferraz P.L, et al. 2016). Clique na imagem para visualiza-la melhor.
Entre no link abaixo para baixar o artigo completo em PDF (gratuito até 15/03/2016) 

Inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Exercício, Nutrição e Câncer. Conteúdo exclusivo. Início em 2016. Vagas Limitadas! Saiba mais no link em nosso site.

O Oncofitness também está no Instagram @oncofitness e Facebook /oncofitness.

Referência do artigo
Campos-Ferraz, P. L., et al. "Exploratory studies of the potential anti-cancer effects of creatine." Amino Acids (2016): 1-9.

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário