08 dezembro, 2015

Suplementação de Aminoácidos e Caquexia do câncer


A caquexia do câncer é uma síndrome multifatorial, caracterizada pela perda de massa muscular com ou sem perda concomitante de gordura, a qual não pode ser revertida por abordagem nutricional convencional, levando a um prejuízo funcional progressivo.

A caquexia está associada a aproximadamente 80% dos casos de câncer severo e é responsável por mais de 30% das mortes; uma das estratégias nutricionais a serem utilizadas para atenuar os efeitos da caquexia, além do exercício físico, é a suplementação de algumas aminas. Aminas são substâncias orgânicas moderadamente polares, as quais têm um grupo amino (NH) isolado. Entre as aminas, citamos os BCAAs (isoleucina, leucina e valina) e a creatina.  A leucina, em roedores com tumor, destaca-se por manter o turnover de proteína, reduzir assim a perda de peso associado ao tumor.  A creatina, por sua vez, em roedores, contribui para a diminuição do crescimento tumoral ou na melhora da ação de um agente quimioterápico experimental chamado Metilglioxal.

Em humanos, poucos estudos procuraram investigar o efeito de creatina. Num deles, Burgeouis et al (2008) administrou creatina para crianças e adolescente (2-17 anos) com leucemia e observou melhora de manutenção de massa óssea e diminuição da perda de gordura, enquanto que  Norman et al (2006) observaram que  a suplementação de creatina em portadores de  câncer colorretal foi capaz de promover aumento de força (constatada em dinamômetro).

Embora os resultados pareçam promissores, eles ainda são escassos. Faltam mais estudos em modelo animal e com diferentes tipos de células tumorais para corroborar esses achados e, além disso, numa etapa posterior, estudos clínicos (em humanos). Para concluir, esses dois suplementos ainda devem ser mais investigados no que tange aos seus efeitos na dinâmica de crescimento tumoral, na sua interação com o tratamento farmacológico e consequentemente, na caquexia e prognóstico da doença.

Cabeçalho do artigo


Nos mande email oncofitness@email.com e receba este artigo na íntegra.

Até a próxima

Dra. Patrícia Campos-Ferraz

Para saber mais:
 de CamposFerraz, Patrícia Lopes, et al. "An overview of amines as nutritional supplements to counteract cancer cachexia." Journal of cachexia, sarcopenia and muscle 5.2 (2014): 105-110.


Nenhum comentário:

Postar um comentário