13 abril, 2015

Seria um contrassenso combater a fadiga crônica com exercício?



Caracterizada pelo desânimo e pela falta de vontade em cumprir as atividades cotidianas devido ao cansaço excessivo, a fadiga crônica é um sintoma presente em aproximadamente 90% dos pacientes com câncer. Seu aparecimento e sua intensidade relacionam-se ao tipo de câncer e ao seu tratamento.

Para entendermos melhor a fadiga crônica, vale a pena contar o inicio dos atendimentos do Oncofitness. Quando, em 2008, começamos a receber os pacientes com câncer para a realização dos programas de treinamento, constatamos que eles, antes mesmo de começarem a sessão de atividade física, apresentavam um quadro de frequência cardíaca alta associada à hiperventilação, e que ao longo das sessões, este quadro ia se atenuando.


Uma vez que não encontramos respostas na literatura cientifica, resolvemos aplicar testes e avaliações físicas nestes pacientes. Encontramos uma alteração metabólica importante que os levava a uma condição similar a de pessoas saudáveis quando estão realizando atividades físicas em intensidades elevadas. Ou seja, estes pacientes estavam enfrentando uma condição metabólica que os induziam a uma sensação de cansaço excessivo, mesmo sem fazer nada. Estes achados foram apresentados em Congressos Científicos Internacionais (American College of Sports Medicine e International Academy on Nutrition and Aging) e nos ajudaram a entender melhor a fadiga crônica e como a atividade física pode atuar em sua melhora.



Evidenciado pela literatura, a condição física do paciente pode influenciar diretamente na resposta a fadiga crônica, isto porque, indivíduos bem condicionados possuem uma maior resistência para sustentar condições metabólicas extremas. Em uma meta-análise publicada em 2014 que envolveu 5367 pacientes em tratamento, Tomlinson e col. concluíram que a realização de um programa de atividade física nestas condições atenua a fadiga crônica, depressão e distúrbios do sono.



Abordaremos futuramente outros fatores que influenciam a fadiga crônica, assim como os efeitos da aplicação de diversas modalidades nela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário